sábado, 2 de abril de 2011

o que é ansiedade ? qual o tratamento ?

 
O que é Ansiedade?
     A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Quando esta sensação é experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes, é considerada normal.
     Mas a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivíduo a experimentada de maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas com situações que a maioria das outras pessoas enfrentariam com pouca dificuldade. Este transtorno costuma ser duradouro e crônico, ou seja, o paciente sofre com o estado de ansiedade elevado durante anos, com pequenos períodos de melhora.

Tratamento
     O tratamento mais indicado é a combinação de psicoterapia com medicamentos tranqüilizantes e antidepressivos. A terapia cognitivo-comportamental é a que mais vem sendo estudada e apresentado bons resultados.
     Algumas frases típicas de indivíduos com níveis cronicamente altos de ansiedade:
o  "Freqüentemente fico preocupado com a aceleração dos meus batimentos cardíacos."
o  "Pequenos aborrecimentos me atingem e me irritam."
o  "Sou muito preocupado e isto me deixa abatido."
o  "Freqüentemente tenho crises de completa exaustão e fadiga."
o  "Sempre tenho dificuldades para tomar uma decisão."
o  "Parece que estou sempre prevendo algo terrível."
o  "Sinto-me nervoso e agitado todo tempo."
o "Penso que não sou capaz de enfrentar minhas dificuldades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário