quinta-feira, 24 de março de 2011

hiperatividade ? oque é isso ? qual tratamento ?

Hiperatividade pode ser descrita como um estado físico em que uma pessoa fica facilmente agitada e inquieta. Fortes reações emocionais, comportamento impulsivo e, por vezes, um curto espaço de atenção também são típicos de uma pessoa hiperativa. Alguns indivíduos podem mostrar estas características naturalmente, como a personalidade que difere de pessoa para pessoa. No entanto, quando a hiperatividade começa a tornar-se um problema para a pessoa ou outras pessoas, pode ser classificado como um transtorno médico. ( a casos de hiperatividade que precisa ser medicados )
 

Início e Duração do Tratamento
. O início do tratamento deve, preferentemente, ser precoce. Acontece que a maioria dos familiares protelam muito o tratamento por preconceito e razões culturais (onde já se viu dar esses remédios para crianças??), por razões familiares (os avós acham que os pais também eram assim quando pequenos) ou por pura ignorância. Esse último não é monopólio dos familiares, sendo que muitos profissionais médicos e psicólogos são completamente contrários ao tratamento medicamentoso por completa ignorância técnica e científica.
De qualquer maneira, a maioria dos pacientes acaba procurando um médico, preferentemente um neurologista (por receio de dizer que o filho vai no psiquiatra), tão logo a professora reclame do rendimento escolar da criança. Nem mesmo as constantes queixas de comportamento sensibilizam os pais para o tratamento, mas a ameaça de perder o ano é fatal para a decisão.
Portanto, o tratamento começa por ocasião da idade escolar, pelas razões citadas, e deve permanecer até o início da adolescência (11-13 anos). A questão mais importante no tratamento é o reconhecimento e aceitação da família quanto a essa necessidade imperiosa; não só para o bom desenvolvimento da criança, senão também para maior conforto dos pais e socialização adequada do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário